terça-feira, 11 de maio de 2010

Deveria ser dado um tratamento especial a Maria?


Deveria ser dado um tratamento especial a Maria?
Esse assunto tem Grilado muitos cristãos de varios seguimentos religiosos isto entre Catolicos ortodoxos e Renovados entre outros Cristãos de segmentos doutrinarios, sobre a Divindade de Maria mãe de Jesus e a Gloria proposta a mesma atravez da Historia.
O Artigo procura apenas ilustrar na Biblia a pessoa de Maria, Mulher esta escolhida por Deus para Gerar o Messias (Jesus) no Tempo preposto por Deus ao Mundo.

A Luz da Biblia foi retirado de um site este assunto e postado aqui para exclarecimento.
Maria foi escolhida para receber uma honra muito especial. Ela foi a escolhida para dar à luz o Messias. Ela, certamente, foi "bendita entre as mulheres" (Lucas 1:42).

Lucas 1:42

42 E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.


Referências posteriores a Maria mostram-na como uma mulher devota e justa (veja Atos 1:14, por exemplo).

Atos 1:14

14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.


Mas há diversas passagens que parece terem sido incluídas nas Escrituras com o propósito de nos guardar contra a dar honra indevida a Maria.
Houve o tempo (Mateus 12:46-50; Marcos 3:31-35; Lucas 8:19-21) quando Maria e os irmãos de Jesus estavam querendo falar com ele. Jesus disse: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? e estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe."

Mateus 12:46-50

46 E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.
47 E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
48 Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?
49 E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;
50 Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.

Marcos 3:31-35

31 Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar.
32 E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.
33 E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?
34 E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
35 Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.

Lucas 8:19-21

19 E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão.
20 E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.
21 Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

E ainda houve o tempo quando alguém, na multidão, disse: "Bem aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!" (Lucas 11:27-28).

Lucas 11:27-28

27 E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.
28 Mas ele disse: Antes bemaventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.


Se em qualquer momento houve uma oportunidade para Jesus ter ensinado que Maria merecia alguma honra especial, certamente seria aqui. Mas ele disse justamento o contrário.

Numerosas lendas surgiram sobre Maria. Ela é chamada a virgem perpétua; mas as freqüentes referências bíblicas aos irmãos e irmãs de Jesus desaprovam isso (Mateus 12:46; 13:55; etc.).

Mateus 12:46

46 E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.

Mateus 13:55

55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?


Pensam que ela, tendo concebido imaculadamente, permaneceu sem pecado; mas Romanos 3:23 se opõe a que ela tivesse sido sem pecado. Alguns até acham que ela foi, em corpo, elevada aos céus; mas não existe sequer um fragmento de evidência, nas Escrituras, em apoio a isso.

Romanos 3:23

23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Maria foi uma excelente mulher e teve a honra de ser escolhida para ser a mãe de Jesus. Mas não devemos avaliar os homens acima do que está escrito (1 Coríntios 4:6).

1 Coríntios 4:6

6 E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro.


A finalidade deste Estudo não é "Macular" a pessoa de Maria ao qual Deus escolheu para uma Importante missão, mas antes é exclarecer a "Luz da Biblia" (base da fé de Todo o Cristão Salvo e a se Salvar) que Maria como qualquer outro individuo, quer homem ou mulher, não tem em nenhuma referencia biblica a mensão de uma "Pessoa" em caracter de "Divindade" semelhante a Jesus ao qual gerou e antes concebeu pelo poder do Espirito Santo, conforme a Vontade de Deus em Tempos Antigos preparados Pelo Proprio Deus, Anunciado desde o Principio das Escrituras em toda a Verdade da mesma.
Um Acrescimo a Este Estudo dou por minha parte ao Verso abaixo:

1Atos 4:12

12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4:12).



Nenhum comentário: