domingo, 9 de setembro de 2012

A CURA E UM JOVEM LUNÁTICO {Marcos 9:14-29 [Mateus 17:14-21;Lucas 9:37-43]}



A CURA E UM JOVEM LUNÁTICO                               [A Cura de um Rapaz Endemoniado]

{Marcos 9:14-29 [Mateus 17:14-21;Lucas 9:37-43]}


E, quando se aproximou dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e alguns escribas que disputavam com eles.

E logo toda a multidão, vendo-o, ficou espantada e, correndo para ele, o saudaram.

E perguntou aos escribas: Que é que discutis com eles?

E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem [dentro dele] um espírito mudo;

E este [demônio], onde quer que o apanha [o toma e de repente clama], despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando[e só o larga depois de tê-lo quebrantado]; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.

E ele, respondendo-lhes [aos discípulos e ao pai], disse: O geração incrédula [e perversa / má]! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo [o rapaz].
                                                                                              
E trouxeram-lho; e quando ele o viu [o rapaz possesso pelo demônio], logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando [tamanha a resistência do demônio para permanecer e não sair do rapaz possesso por este espírito mal].

E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância [possessão demoníaca revelada exposta ali {para alguns poderia ser visto como doença mental].

E muitas vezes o tem lançado no fogo [aflição, dor desespero e tormento], e na água [sufocar, causar agonia e sofrimento, angustia, desespero], para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos [o pai [a família] que sofre com o rapaz atormentado [diretamente], há muito tempo pelo espírito maligno].

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. [falou ao pai e não ao endemoniado que na época já era rapaz e não mais criança]

E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas [sofrendo angustiado], disse: Eu creio Senhor! Ajuda a [vencer] minha incredulidade. [confessou o pecado de incredulidade = iniqüidade, porem confessou uma fé [eu creio] que era inclusive alicerçado no amor que ele tinha pelo filho a muito atormentado pelo demônio].

E Jesus, vendo que a multidão concorria [ajuntava-se ali com boa ou má fé {curiosos}], repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. [Jesus deu ordem para o Demônio não somente saia, mas nunca mais retornar {com efeito, não mais o atormentaria, findando o sofrimento}].

E ele, clamando, e agitando-o com violência [relutância e resistência do demônio], saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto.
Mas Jesus, tomando-o [o rapaz liberto e curado] pela mão, o ergueu, e ele se levantou [e o entregou a seu pai].

E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar?

E Jesus lhes disse: [1º] Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

E disse-lhes: Esta casta [espécie de demônio] não pode sair com coisa alguma, a não ser [2º] com oração e jejum.

Resumo:

Vemos nesta passagem a cura de um jovem lunático. Esta cura foi uma cura diferenciada, porque o espírito maligno que tomava conta daquele jovem agia de duas formas para que ele não experimentasse uma cura:

- Deixando-o mudo: Porque satanás sabe que a cura se processa pelo poder da palavra, desta forma ele não tinha como clamar por aquela cura.

- Deixando-o surdo: Para que o jovem não fosse alcançado pela Palavra que cura, liberta e transforma.

Hoje em dia, não são mais “os possessos” como no caso deste jovem que estão mudos e ou surdos. Antes é a sociedade age diferente do pai deste rapaz que clama a cura pelo seu filho, isto é, se faz cega, surda e muda diante dos problemas espirituais de certos casos não somente é e são de possessão demoníaca, mas também circunstancias e situações que aferem a vida destes próprios, se não os da própria família, amigos, parentes, visinhos, etc.
Jesus Disse: Trazei-mo (trazei este problema a mim) “...porque sem mim nada podeis fazer”. (João15v5b)

Expressões:

Lunático = aluado; fora de si; governado pela lua, que sofre ação por demônio ou entidade demoníaca, etc.

Casta= espécie de demônio nível hierárquico e ou de atuação (resistente ao poder de Deus podendo ser como todos, expelido pela fé e autoridade no nome de Jesus Cristo {poder do Espírito Santo}).

Incredulidade = ato contrario a fé que acrescenta em quem o sustenta [pessoa e ou coletividade], a maldade, com efeito, o fato de ser e estar perverso, e omisso as necessidades alheias , sendo ou não religioso no seguimento em que segue na sociedade e ou cristandade.

Fogo e Água = no caso era um fato da ação deste espírito para causar dor e sofrimento e até mesmo à morte. Em alguns casos os demônios impelem as pessoas a vidros, carros, precipícios, abismos, lugares ou situações que podem levar a pessoa a danos momentâneos, permanentes e até a morte.

Fé, Oração e Jejum = diferente do que muitos pensam {Jejum e Oração} a Fé vem primeiro, pois traz convicção e certeza e pela oração tem-se o beneficio da misericórdia, perdão, ação e a vontade de Deus [manifestação de seu poder, inclusive para libertar pessoas atormentadas por certos tipos de demônios].

[jovem lunático] = foi à única pessoa em toda situação (vs14-29*) que Jesus JAMAIS disse qualquer palavra antes deste, SER LIBERTO DO ESPÍRITO QUE O ATORMENTAVA. Muitas igrejas, pastores, lideres, tem perdido tempo e causado sofrimento não somente nos possessos, mas inclusive a terceiros como os pais e os próprios possessos, quando ao invés de usar a fé e a autoridade no nome de Jesus Coisa que muitos lideres de ministérios e INCLUSIVE Pastores não têm e não confessam (como o pai do possesso). Alem de NESTES CASOS estar em oração ou aplicar o uso da mesma, antes afere ao possesso e endemoniado a culpa [culpabilidade] do mesmo não poder ser liberto dos demônios que o afligem, oprimem, atormentam, etc.

Biblicamente não há algum respaldo bíblico para transferir a nenhuma pessoa endemoniada culpa, e ou responsabilidade a sua situação (ainda que o mesmo confesse arrependido para se libertar ou buscar confiança e ajuda da igreja), uma vez que o mesmo já sofre [ainda que pelos erros dos próprios pais e ou de terceiros {trabalhos, feitiços, pactos, envolvimentos}] a responsabilidade e culpa por não ser liberto.
Em todos os casos de “possessão demoníaca” na bíblia, Jesus jamais conversou com qualquer pessoa endemoniada,[EXAMINE] inclusive no caso do gadareno que dirigiu primeiro a PALAVRA aos “demônios [legião]” e não a pessoa [possessa] do gadareno antes de o libertar daquela legião de demônios. No caso e, com efeito, permitindo os demônios sair deste, e ir aos porcos e depois, por estes porcos ao abismo [destruição]. Com efeito, apos por em LIBERDADE o Gadareno [agora sentado, vestido e em perfeito Juízo] se vê COMPLETAMENTE LIVRE, e deste momento em diante, queria servir ao Senhor Jesus Cristo, e o fez na própria decapolis [região que engloba gadara, e outras cidades conforme a palavra do próprio Senhor Jesus].

Expulsar = arrancar para fora por efeito de força e violência [no caso de demônios], efeito espiritual e não físico que vem por meio do poder de Deus e Autoridade no Nome do Senhor Jesus Cristo, por aqueles que têm Fé e Autoridade para assim faze-lo [estando debaixo do senhorio de Cristo, vivendo sob autoridade do Próprio Senhor pela fé e Obediência a Palavra de Deus e do Próprio Jesus Cristo em seu Espírito Santo].
Em outra definição, expulsar é o mesmo que “saquear para fora” neste caso conforme escrito acima.

Expelir = é o mesmo que expulsar; espremer, lançar com força e, com efeito, para fora; [em casos de possessão demoníaca a pessoa “expele” muco, gosma, sujeiras que naturalmente não comeu coisas estranhas, em alguns casos, revolvendo-se, contorcendo-se, tossindo violentamente quase sufocando, hora babando, vomitando, saindo jatos violentos de ar [espíritos ou grupos de demônios associados ao principal que controla e comanda].


“Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele. (vs25)” = por algum motivo Jesus deu esta ordem “selando de vez toda a possibilidade retorno [não retorno] do espírito demoníaco, trazendo permanente paz e tranqüilidade e vida para aquele rapaz e sua família”.


Para a igreja, liderança, pastores, grupo de obreiros diversos, e demais irmãos e filhos de Deus na obra do Senhor Jesus Cristo Salvador:

Conforme Mateus 10v1(v8); Marcos 3v15; Lucas 4v19; Lucas 9v1(vs49-50); Lucas 10v19; Marcos 16v15-20; Marcos 6v12-13 e em especial Atos 10v38, A Igreja (que serve a Jesus Cristo e que vivem seus ensinos, pratica conforme sua palavra) está mais que convocada a libertar as pessoas cativas e oprimidas do diabo, assim como Jesus Cristo fez (Marcos1v34ev39) e (Atos 10v38) e deu tal autoridade, ordem e direcionamento (Mateus 10v1,6-8). Lembre-se o que Jesus disse em Lucas11v20, isso revela inclusive o caráter de uma “Igreja no caráter cristão” que tem “nela” a ação “legitima” do Reino e Deus e a atuação do Espírito Santo, inclusive no libertar todos os cativos e oprimidos do diabo (Atos 10v38):


            “E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal... Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10v1e8).


“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando [libertando] a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos 10v38).



                             
“Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis”. (Marcos 11v24)

Um comentário:

Fruto do Espírito disse...

Brilhante seu texto, objetivo e muito didático.
Deixo um mimo para você.

Uma chuva de bençãos desça sobre sua casa!
  
_..._ ..._(... (  ...).._
  (_....__..._) _(.. (  ...)
  /(_...._)(_...._..._)\
 // / / / / | \ \ \ \
 / / / / | \ \  \
/ /  /  /  | \  \  \
♥ ♥    ♥  ♥ ♥   ♥    ♥ 
♥ ♥   ♥   ♥    ♥ ♥ ♥   ♥
♥   ♥   ♥  ♥   ♥ ♥
 ´´´, •♥♪♥♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
´´´¢/Λ\♥♪♥♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥•
´´¢/...\♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥•
´¢/๑۩ ๑_\♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•
¢/¨๑۩۞۩๑_\´♪♥♪♥♪♥♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥
¨▓¨.♪♥♥♪.▓♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥♪♥•|||||
¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★|||
¨▓¨.♪♥♥♪.▓¨★★★★★★★★★★|||
¨▓¨.♪♥♥♪.▓••••••••••••••••••••
¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
¨♥♥======♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

A propósito, se ainda não estiver seguindo o meu blog, deixo aqui o convite.

http://frutodoespirito9.blogspot.com/

P.S. Visite também:
http://discipulodecristo7.blogspot.com/
TEMAS BÍBLICOS E MENSAGENS ABENÇOADORAS.