sábado, 27 de dezembro de 2008

Deus é um Deus de Pactos - Aliança de Casamento



Origem e Costume e Pratica:

Segundo o que conta, este costume surgiu no Egito Antigo, onde o círculo representava a eternidade, pois não tinha começo e nem fim. Assim, o homem e a mulher deveriam usá-la para concretizar o casamento.
Depois de algum tempo, os gregos descobriram o magnetismo, e, adotaram a aliança de metal, acreditando que tinha o poder de atrair o coração, orgão que representa o amor.
A aliança deveria ser usada no dedo anular da mão esquerda, onde haveria uma veia ligada diretamente ao coração. Esse costume se mantém entre a maioria dos países, inclusive no Brasil. Já na Alemanha e em outros países europeus, a aliança de casamento é usada no dedo anular direito, e a de aliança de noivado, no dedo anular esquerdo.

o texto abaixo foi tirado de um blog para comparação: 
Por volta de 2800 a.C., os egípcios usavam um anel para simbolizar o casamento. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, simbolizava a eternidade para a qual o casamento era destinado. Dois mil anos depois, surgiu entre os gregos a crença de que um ímã também podia atrair o coração. Eles acreditavam também que o dedo anular esquerdo possuía uma veia que levava diretamente ao coração. Assim, começaram a usar um anel de ferro imantado nesse dedo, para que os corações dos amantes ficassem atraídos para sempre. O costume passou aos romanos e a Igreja manteve a tradição.

Em um outro site descobri algo a cerca da historia contemporanea referente a Aliaça e seu primeiro uso datado Historicamente pela Classe media Alta:


O uso da aliança surgiu por volta do Século 15, provavelmente em Provence, França, época em que começou a ser mais difundida a idéia do amor romântico, parecido com este que nós conhecemos. Pode parecer meio bruto falar assim, mas a gente não pode esquecer que, antes do século 15, amor e casamento eram coisas distintas. A aliança, como o nome revela, simboliza o laço existente entre o casal - um elo entre os dois.
Mary de Burgundy foi a primeira noiva da história a usar uma aliança como sinal de amor e união duradoura. A iniciativa de presenteá-la com um anel de diamantes foi de seu noivo, o Arquiduque Maximilan da Áustria, em 1477.



As alianças são usadas para celebrar a união de duas pessoas, um laço de amor, cumplicidade e companheirismo. Hoje em dia, alguns casais optam por usar alianças desde o namoro até o casamento.


Em Mateus 19.6, está escrito que:
“O que Deus ajuntou não o separa o homem”.

Nenhum comentário: