A fé Cristã é fundada sobre Jesus Cristo e Sua ressurreição.
Antes dos evangelhos do Novo Testamento terem sido escritos, os líderes Cristãos primitivos declararam sua crença na morte e ressurreição de Jesus através de uma declaração de crença conhecida como um credo. O registro mais antigo do credo Cristão é apresentado por Paulo e encontrado em 1 Coríntios 15:3-8:
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.”
Fé Cristã: Importância do Registro Primitivo para o Credo
Um dos maiores argumentos contra a fé Cristã é que a história da ressurreição seja um mito que se desenvolveu ao longo de cerca de um século depois que Jesus foi crucificado em uma cruz romana. Acreditava-se no início que os relatos dos evangelhos foram escritos tanto quanto cem anos depois que Jesus caminhou sobre a terra. Recente estudo da confiabilidade do manuscrito e crítica textual agora identifica os evangelhos como sendo de 30 a 50 anos após Jesus. Por que é que a passagem acima é tão importante? Porque os estudiosos bíblicos, usando os registros históricos de Paulo e suas primeiras viagens a Damasco e Jerusalém, datam a passagem acima de aproximadamente 35 DC, apenas 3 a 5 anos após a morte de Jesus Cristo. Isto é dramático porque esses mesmos estudiosos sustentariam que esse credo fundamental para a fé Cristã se desenvolveu muito rapidamente para um mito se desenvolver e distorcer o registro histórico da ressurreição.
Fé Cristã: Jesus Cristo e Sua Ressurreição
Já que a fundação da fé Cristã é Jesus Cristo e Sua ressurreição, então a veracidade histórica da sua vida, morte e ressurreição é equivalente. Assim como Paulo declarou mais tarde em sua carta aos Coríntios (1 Coríntios 15:14-17):
“E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”
Embora a fé Cristã não seja puramente baseada em evidências, é definitivamente suportada pela evidência. Fé não é desligar o cérebro e basear-se apenas no coração, ou esmagar a razão em favor da emoção. Não, o objetivo real da fé Cristã é buscar e conhecer a Jesus Cristo com todas as facetas do caráter humano. Trata-se de amá-Lo com todo seu coração, mente, alma e força.
Considerações por mim (Blogger):
O Artigo postado, é algo que acidentamente encontrei na Internet, procurando assuntos relacionados Fé Cristã, entre outras coisas da minha rotina (pesquiza google).
Diante de Duvidas com bases biblicas, encontrei um site que alem deste texto (Acrescentei a imagem para o post), tem outros muito interessantes no ultimo link.
Para quem deseja um estudo a nivel biblico, porem questionavel ou aceitavel, confira abaixo os links, sendo o ultimo da minha preferencia para ver estudos em cima de passagens biblicas ou versos em outros assuntos relacionados ao post sobre fé Cristã.
Paz e Graça!
Graça Abundante Graça
LucasVida.
Outros Estudos Relacionados, estão contidos nas paginas do Site descrito e neste link